Apresentação

I Encontro Libertário: Anarquismo e Movimentos Sociais

De 08 a 11 de dezembro, nós da Organização Resistência Libertária (ORL) estaremos realizando em Fortaleza o I Encontro Libertário: Anarquismo e Movimentos Sociais. O Encontro contará com a participação de militantes de organizações políticas anarquistas de várias cidades do país, militantes de movimentos sociais, pesquisadores e simpatizantes. Com esta iniciativa pretendemos criar um espaço para a troca de experiências e metodologias entre aqueles que atuam no sentido da construção de idéias e formas concretas de luta anticapitalista numa perspectiva libertária.

Serão quatro dias de oficinas, debates, discussões, palestras, exposições, atividades culturais e encontros informais em torno de temas como anarquismo social, educação libertária, mídias independentes, movimentos semteto e luta pela moradia, ecologia social, movimento estudantil, organização libertária, resistência étnica, luta anticapitalista, etc.

Acreditamos que a luta anticapitalista só pode avançar de forma conseqüente e duradoura se assumir radicalidade e dimensões sociais cada vez mais amplas. Neste sentido, pensamos que o anarquismo deve colocar-se como um elemento inserido e a serviço das lutas sociais, estimulando a autonomia, a ação direta, a combatividade e a democracia direta. Esta inserção não deve buscar de forma alguma dirigir ou submeter as lutas a interesses particulares, mas contribuir para que ultrapassem as reivindicações imediatas e assumam um caráter libertário, revolucionário e de superação da sociedade capitalista.

Convidamos a todos e todas a participarem desse momento de encontro e conhecimento coletivo, e que possamos somar esforços e seguir dando passos mais longos e mais firmes no sentido de pensar e construir concretamente experiências de organização e de luta que se coloquem numa perspectiva libertária e anticapitalista.

Os grandes só são grandes porque estamos de joelhos. Levantemo-nos!

Organização Resistência Libertária

6 comentários:

Barone disse...

Parabéns pela iniciativa. Estou divulgando em meu blog. Saudações libertárias.

Sirius disse...

Muito interessante! Este evento veio no momento oportuno, pena que a notícia chegou agora, não sei se consigo me organizar para participar. Resido em João Pessoa.
Esta previsto algum tipo de audiência on line?

Filipe Saraiva disse...

Pessoal, parabéns pela iniciativa. Tô vendo aqui se consigo ir, ou ao menos se irá algum comparsa daqui. Somos de Teresina, Piauí.

Colocarei a notícia em meu blog.

Abraços.

Unknown disse...

Querid@s

Gostaria muito de participar!!! Mas infelizmente não vai ser possível!! Pergunta: vcs discutem a questão da mulher (relação de poder homem/mulher) e a questão do movimento LGBTTs? Esses movimentos tb são um tanto quanto libertários não acham?

Mr. Durden Poulain disse...

Parabéns companheiros! Com certeza este evento é só o início de longas discussões e trabalhos!

Parabéns para a ORL e sua proposta de anarquismo social!

Avante na luta!

SURFISTA DE ALMA disse...

primeiro,parabéns pela iniciativa de esta promovendo esse encontro de grande importancia para todos....
quero dizer também que devemos sair das sombras e começar a promover nao só encontros mas,manisfestaçoes em torno de problemas que está acotecendo nesse momento.enfim devemos montar uma frente jovem em contra o desemprego,que afeta a todos.comprimentaçoes libertarias

d-digao@hotmail.com{ce}rodrigo